A maioria de nós conhece a sensação muito bem: você adora seu apartamento e sua familiaridade segura, geralmente dando pouca atenção à estética do ambiente ao seu redor até que, um dia, de repente, você percebe que está começando a parecer um pouco desgastado.
No entanto, decorar um apartamento é uma perspectiva assustadora e, embora haja agora uma infinidade de programas de decoração para apartamento na televisão para nos inspirar e nos guiar, eles também destacam a quantidade de trabalho envolvida, bem como as armadilhas e erros potenciais que podem transformar o sonho em um pesadelo.
E, se o seu orçamento estiver apertado, você pode nem conseguir mudar as coisas que quer, não importa o quanto você odeie as paredes vermelhas do quarto ou a suíte lounge nada confortável. É difícil conviver com erros de julgamento, mas se você está pensando em vender seu apartamento em um futuro próximo, é ainda mais crítico evitar cometer muitos erros, pois suas decisões de decoração afetarão significativamente as primeiras impressões dos compradores em potencial.
Portanto, embora decorar seu apartamento seja uma arte muito pessoal, e você deve sempre se esforçar para criar um espaço que reflita sua personalidade e se adapte ao seu estilo de vida, é importante ter em mente que este pode não ser seu apartamento para sempre e que você pode decidir vender em um futuro não muito distante.
Por mais desafiador que isso possa parecer, especialmente para proprietários de apartamentos cujos gostos estão longe do tradicional, criar um espaço que agrade a uma ampla base de compradores e também aos gostos dos proprietários é definitivamente viável. Não importa o quão peculiar seja o seu estilo pessoal, se você seguir os princípios-chave do design e souber quais tendências atuais têm longevidade, ainda é possível decorar de acordo com seu gosto, mantendo ou introduzindo os elementos-chave que atendem à maioria dos compradores.
Criar quartos muito temáticos
Todos nós temos um ou dois estilos ou épocas particulares que amamos, mas tome cuidado para não levar isso longe demais, pois uma homenagem a Bali ou à década de 1950 está levando a inspiração um pouco longe demais.
Em vez disso, selecione seus elementos favoritos e incorpore-os em sua decoração de forma leve.
Decorar em torno de apenas uma cor ou tema
Um lounge com tudo em verde e amarelo não transmitirá uma sensação de ilha tropical ensolarada.
Você certamente pode ter cores dominantes, mas infunda matizes complementares para profundidade e interesse.
Uma maneira segura de criar um esquema de cores equilibrado é manter 60% para sua cor dominante, 30% para sua cor secundária e 10% para uma cor de destaque.
Colocar todos os móveis contra a parede
Ao trazer as peças para longe das paredes, você dá às paredes espaço para respirar e usa todo o cômodo. Adicione também estantes estreitas e vasos de plantas para melhor utilizar as áreas restantes.
Isso funciona particularmente bem em espaços abertos, mas se o seu quarto for muito pequeno, para um sofá central, mantenha-o contra a parede e arrume algumas poltronas em ângulos voltados para o sofá.
Deixar o espaço desordenado
Sim, existem muitos ornamentos como vasos de plantas, quadros e almofadas, no entanto, devemos lembrar que muitas vezes menos é mais na decoração, então se limite ao seu estilo básico e não exagere ao adicionar adornos.
Economizar no tamanho do tapete
Um tapete de área serve para chamar a atenção para os móveis, e não para longe deles. Idealmente, um tapete deve ser grande o suficiente para que alguns ou todos os pés da sua mobília possam ficar sobre ele – usar um pequeno tapete sob uma mesa de centro só fará com que o ambiente pareça apertado.
Querer combinar tudo
Você não precisa que tudo pareça igual, apenas relacionado.
Por exemplo, compre o sofá que você ama, mas não pegue as poltronas que acompanham – em vez disso, compre uma ou duas em um estilo e cor semelhantes.
Subestimar a importância do espaço da parede
Paredes vazias são espaços desperdiçados e podem fazer com que um ambiente pareça muito hostil. Elas também são a sua maior área de exibição e, estando ao nível dos olhos, tornam-se também uma oportunidade de mostrar o que você ama. Uma dica é usar arte grande para fazer uma sala pequena parecer maior.
Negligenciar a iluminação
A iluminação pode ser mais importante do que você pensa.
Acessórios antigos podem fazer um quarto parecer antiquado, apesar da mobília nova, enquanto a iluminação certa pode realmente definir o clima em seu apartamento – e pode até funcionar como arte na parede.
Confundir “envelhecido” com “gasto”
Só porque é velho não significa que seja antigo, então, a menos que a peça seja uma antiguidade em funcionamento e/ou feita de materiais de alta qualidade, provavelmente já passou do seu tempo.
Ter pressa
Não há necessidade de se apressar e terminar tudo de uma vez. É quando erros e compras lamentáveis são cometidas.
Frequentemente, as melhores decorações são aquelas que evoluíram ao longo do tempo com inteligência e paciência também.
Comments